sobre coragem e culpa

  Eu sinto culpa. Algum tempo atrás pensei muito qual seria a definição de culpa e concluí: auto-flagelo depois de termos feito algo que julgamos errado. Gostei da minha conclusão e falei para algumas pessoas as quais disseram: não acho isso não! Perguntei então o que elas achavam que era e recebi a clássica resposta tosca: Não sei mas acho que não é isso que você falou. Ok ok… fui para o Google e escrevi assim: definição de culpa (enter). Primeiro resultado: um link da Wikipédia. Vamos ver… Lá está, a definição de culpa do Freud é extremamente semelhante a minha.

  Já que não penso coisas tão absurdas prossegui com meus pensamentos. Se a culpa é um auto-flagelo de algo que julgamos errado então é um castigo duplamente auto-crítico. Primeiro nossa subjetividade julga errado e depois ainda pune a si própria. Caramba! É um juíz com peso de consciência se açoitando com a varinha mais cortante.

  Vamos destrinchar a parada. Julgar errado. Quem sou eu para levar a ferro e fogo o certo e errado, e pior, me colocar tantas vezes na posição do errado?! Isso é coisa de gente que se acha sempre certa, superego inflado diria o finado Freud. Tem remédio? Em pílula na farmácia não mas tem umas traquitanas. O jeito é fortalecer o ego, fazer aquilo que deseja, isso demanda coragem, isso demanda não se sentir culpado, peraí: fudeu! deu nó! preciso de coragem pra me livrar da culpa e não tenho coragem pois me sinto culpado?! Claro que deu nó. Você acha que tem sempre a razão (to falando comigo mesmo em terceira pessoa). É semelhante a física quantica. Se soubermos a velocidade não sabemos o espaço, se definirmos tudo perdemos o movimento. Moral da história: esse certo e errado não é absoluto. Ex: Me senti culpado por ter sido roubado mas meu amigo disse com autenticidade que não fui.

  Também não sou ingênuo de achar que devido a ter pensado nisso meus problemas estão resolvidos. A vida é um processo. A vida está em beta. Ou seja: não adianta sair pensando que tudo está no lugar que você quer agora. Somos um agregado de coisas, também somos nosso passado e nosso futuro no presente.

  A segunda parte da culpa é o auto-flagelo. Diretamente relacionado ao: eu mereço! auto-estima. o que posso falar disso: sua auto-estima é problema seu amigo! hehehe E quem quiser que conte outra.

  Sobre o mesmo tema fiz esse desenho. A porta tá ali, tem coragem?

Quero assistir o Sr. Raposo, alguém alinha?

2 Respostas to “sobre coragem e culpa”

  1. Ana Tai Says:

    É vicioso!
    Não me atrevo a girar a maçaneta…

  2. niqueneime Says:

    tem gente q conta…tipo Carta ao Pai…
    poutz, nem me fala….
    oiuaeieuhiuehiuea

    tem coragem em pilulas aih? mas nao sei se tenho coragem de tomar…
    haeiuehiuehuieha


Deixe um comentário

